Quem mora na região, com certeza, já ouviu falar em Guarulhos. Mas o mais provável é que tenha, no mínimo, feito uma visita rápida à cidade pelo menos uma vez na vida, seja passando de carro por uma das principais rodovias que cortam a mesma ou para utilizar o seu aeroporto. Essa fama não é para menos, já que o município é o mais populoso, depois das capitais, e o 13º mais rico do país.
Por esses e tantos outros motivos, muitos residentes do local acreditam que passou da hora de Guarulhos perder os hábitos de cidade dormitório e começar a caminhar com as próprias pernas. E foi pensando justamente na valorização e crescimento da cultura na cidade que surgiu o Prêmio Guarulhos de Literatura.
Tive o privilégio de acompanhar o lançamento da terceira edição do evento que ocorreu no sábado (30/03/19) no espaço Novo Mundo da Livraria Nobel e posso dizer, em primeira mão, que o entusiasmo e a dedicação do idealizador Auriel Filho e seus parceiros eram contagiantes. Na noite em questão, conheci autores e jovens que tinham interesse em participar da premiação, bem como revisores, tradutores e até mesmo alguns patrocinadores do projeto e pude perceber que a iniciativa era algo sério e genuíno.
O prêmio conta com três categorias: poesia, livro do ano e escritor do ano; além da premiação independente Jovens Escritores. Esta última voltada para estudantes de 11 a 18 anos que queiram ter seus textos publicados em uma coletânea.
Projetos como esse, que se originam através das mãos da própria população e com recursos privados, nos ensinam que qualquer um pode fazer a diferença, basta ter a vontade de lutar pelo que se acredita.
Os interessados que residam no estado de São Paulo poderão ler o edital dos concursos e se inscrever gratuitamente até o dia 17 de Maio no site: pgliteratura.com.br.
Feliz por participar! Excelente artigo, Talita. Parabéns!!!
CurtirCurtir
Shoow. Com certeza participarei.
CurtirCurtir